sábado, 1 de dezembro de 2007

VITAMINAS for DUMMIES

E aí galera, tudo bem????

Estamos de volta com mais um post bem bacana!

Já que vocês têm acompanhado nosso blog por todo esse semestre, e já tá sabendo tudo sobre a VITAMINA C, eu te pergunto: QUE DIABOS É UMA VITAMINA?????


As vitaminas são nutrientes muito importantes para o funcionamento do corpo e para a protecção de numerosas doenças. Não podem ser sintetizadas pelo homem, pelo menos em quantidades apreciáveis. A falta de vitaminas facilita o aparecimento de doenças e o mau funcionamento do organismo (provocando as avitaminoses). O excesso também traz problemas e é chamado de hipervitaminose; os humanos precisam de 13 vitaminas diferentes.

O nome vitamina foi cunhado pelo bioquímico polonês Casimir Funk em 1912, baseado na palavra latina vita (vida) e no sufixo -amina (aminas vitais ou aminas da vida). Foi usado inicialmente para descrever estas substâncias do grupo funcional amina, pois naquele tempo pensava-se que todas as vitaminas eram aminas. Apesar do erro, o nome manteve-se.

As vitaminas podem ser classificadas em dois grupos de acordo com sua solubilidade. Quando solúveis em gorduras, são agrupadas como vitaminas lipossolúveis e sua absorção é feita junto à da gordura, podendo acumular-se no organismo alcançando níveis tóxicos. São as vitaminas A, D, E e K. Já as vitaminas solúveis em água são chamadas de hidrossolúveis e consistem nas vitaminas presentes no complexo B e a vitamina C. Essas não são acumuladas em altas doses no organismo, sendo eliminada pela urina. Por isso se necessita de uma ingestão quase diária para a reposição dessas vitaminas. Algumas vitaminas do Complexo B podem ser encontradas como co-fatores de enzimas, desempenhando a função de coenzimas.

Apesar de precisarem ser consumidas em pequenas quantidades, se houver deficiência de algumas vitaminas, estas podem provocar doenças específicas, como: beribéri, escorbuto, raquitismo e xeroftalmia.


RESUMINDO

Que são vitaminas?

Vitaminas são substâncias de ocorrência natural, cuja ausência ou deficiência na dieta provoca uma doença específica.

A reposição da vitamina cura essa doença.

Diferentemente das macromoléculas (glicogênio, proteínas), as vitaminas são compostos de baixo peso molecular, essenciais ao metabolismo em pequenas quantidades. Uma molécula que é vitamina para o homem pode não ser para outros animais: vitamina C, por exemplo, é produzido em grande quantidade por ratos e outros animais, para os quais a mesma molécula não representa uma vitamina.

A maioria das vitaminas são ou dão origem a Coenzimas.

Classificação de Coenzimas

Transportadoras de grupamentos químicos

Transportadores de hidrogênio (e elétrons)

Mistas

ATP e outros nucleotídeos

NAD

Lipoato

HSCoA

NADP


DPT

FAD


Piridoxal Fosfato (B6)

FMN


Folato (B9)

Coenzima Q (ubiquinona)


Biotina



Cobalamina (B12)



Classificação das Vitaminas

As vitaminas são classificadas conforme sua solubilidade em água ou gordura:

Hidrossolúveis
Armazenadas em pequenas quantidades no organismo humano; se ingeridas em excesso são excretadas na urina. São hidrossolúveis:

- Complexo B

B1 Tiamina

B2 Riboflavina]

B3 Niacina (PP)

B5 Ácido Pantotênico

B6 Piridoxal

B7 Biotina

B9 Folato

B12 Cobalamina

- Vitamina C (Ácido Ascórbico)


Lipossolúveis
Liberadas, absorvidas e transportadas com a gordura da dieta.
Em excesso podem ser nocivas ou mesmo fatais. Sâo Lipossolúveis:


- A Retinal, Ácido Retinóico, Retinol
- D Ergosterol, Colecalciferoi
- E Tocoferol
- K Menadiona, Fitoquinona, Menaquinona





É isso aí galera... Por hoje é só...

Aguarde o próximo post do melhor blog da qbq230...

Beijos e abraços do Ted e da Ju...

Nenhum comentário: